Aposentado que não fez a Prova de Vida, não terá benefício cortado até o fim de março

O Governo Federal divulgou uma série de medidas para prevenir o contágio de Covid-19 no país, em 2020.

Dentre as medidas, o governo suspendeu a realização da Prova de Vida dos segurados do INSS entre os meses de março e dezembro. O INSS destacou que os bancos que pagam os benefícios, permanecem obrigados a realizar a renovação de senha dos beneficiários que quiserem fazer prova de vida.

Inicialmente o prazo ia até 31 de janeiro de 2021, porém com o crescente número de casos foi prorrogado novamente para a partir do final de março.

Como realizar a prova de vida? 

Para realizar a prova de vida, o segurado precisa se direcionar ao banco onde recebe o benefício, levar um documento de identificação com foto como RG, alguns bancos utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento.

No caso dos beneficiários que por motivo de doença ou dificuldade não conseguirem se deslocar até as agências bancárias, podem realizar a comprovação por meio de um procurador cadastrado no INSS.

Lembrando que segurados que residem em outro país, também precisam realizar a prova de vida anualmente.

Se eu quiser posso fazer a prova de vida agora? 

O procedimento para realização da prova de vida não está proibido, caso o segurado deseje ir ao banco e quiser realizá-la, pode fazê-la normalmente. 

Prova de vida digital já está disponível? 

De acordo com o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, do Ministério da Economia, Wagner Lenhart, o Governo Federal está trabalhando para que os segurados possam ter a possibilidade de realizar a prova de vida digital a partir de 31 de janeiro. 

“O Governo está trabalhando para que, quando se volte a fazer essas atividades presenciais, essas comprovações presenciais, não só se tenha essa alternativa, mas também se tenha a alternativa da Prova de Vida digital, ou seja, a possibilidade dessas pessoas fazerem a Prova de Vida de casa, através do seu dispositivo, do celular, do computador”, afirma o secretário do Ministério da Economia.

Esse projeto-piloto já começou a ser testado e ao final será estendido para toda a Administração Pública Federal e para todos os servidores que se enquadram e precisam fazer anualmente a Prova de Vida.

 

Compartilhe!

Mais Postagens

Blog Image

32 direitos do consumidor que você precisa conh...

Blog Image

Salário-maternidade: Mãe desempregada tem direi...

Blog Image

O que você precisa saber sobre Direito de Família

Blog Image

O que você precisa saber sobre Direito de Família